Interpretando o patrimônio ambiental na bacia do córrego Barbado
Palavras-chave:
Educação Ambiental, Córrego do Barbado, Parques Urbanos.Resumo
O trabalho refere-se a uma das abordagens de pesquisas ambientais realizadas na bacia do córrego Barbado, pela autora e colaboradoras, com a finalidade de atuar na comunidade para formar multiplicadores preocupados com a transformação social e ambiental. Trata-se de atividades sobre a interpretação do patrimônio ambiental em área urbana, desenvolvido com alunos e alunas de duas Universidades no Estado de Mato Grosso, sendo uma, pública e outra, particular, no Estado de Mato Grosso. Busca discutir e orientar educadores, educandos e demais membros da comunidade sobre a interpretação do patrimônio no contexto de bacias hidrográficas em suas próprias realidades.
**Este trabalho foi originalmente apresentado no Simpósio Comemorativo aos 10 Anos do Curso de Especialização em Educação Ambiental e Recursos Hídricos. CRHEA - São Carlos. Período 06, 07, 08 de julho de 2005 com o Título de Interpretação do Patrimônio Ambiental em em Bacia Hidrográfica - O caso Córrego Barbado.
Downloads
Referências
BORDEST, S. M. L. A Bacia do Córrego Barbado. Cuiabá, Mato Grosso. Cuiabá: PRINT, 2003.
LOUREIRO, CF. B; LAYRARGUES, P .P; CASTRO, R. S. Educação Ambiental: Repensando o Espaço da Cidadania. São Paulo: Cortez, 2002.
MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da Percepção. Trad. De Carlos Alberto c Ribeiro de Moura, São Paulo: Martins Fontes, 1994.
MURTA, S. M. & ALBANO, C. (Org.) Interpretar o Patrimônio: Um Exercício do Olhar. Belo Horizonte: Editora UFMG; Território Brasilis, 2002.
TUAN, Y-FU. Topofilia Um estudo de Percepção, Atitudes e Valores do Meio Ambiente. São Paulo: Difel, 1980.
TUNDSI, J.G. Água no Século XXI: Enfrentando a escassez. São Carlos: Rima, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Suíse Monteiro Leon Bordest, Lina Márcia de Carvalho da Silva Pinto, Maria Ester Godoy Pereira Maekawa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.