Pantanal Mato-grossense: um caso de conflito ecológico

Autores

  • Carlos Gomes de Carvalho

Palavras-chave:

Pantanais, História, Mato Grosso, Socioeconomia, Meio ambiente.

Resumo

O artigo aborda as questões históricas que envolvem a ocupação socioeconômica e ambiental da região dos Pantanais Mato-grossenses, numa perspectiva dos conflitos ecológicos. Recupera-se o processo histórico desde o século XVII até o final do século XX referente a cada uma das unidades desse ecossistema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Gomes de Carvalho

Advogado, professor e historiador. Membro do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso, do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás, do Instituto dos Advogados Brasileiros (RJ), da Academia Mato-Grossense de Letras, entre outras. Publicou, na área de História, os seguintes livros: Mato Grosso – Terra e Povo; Viagens ao Extremo Oeste – Desbravadores, aventureiros e cientistas nos caminhos de Mato Grosso; A Poesia em Mato Grosso; No distante Oeste a primeira crítica de teatro no Brasil.

Referências

ALVARENGA, Sílvia Maria. Relevo. Geografia do Brasil. RJ; IBGE, v. I, 1989.

MOREIRA, Amélia Alba Nogueira. Relevo. Geografia do Brasil. RJ: IBGE, v. 4, 1977.

PAIVA, Glycon de. Contribuição para a geologia do petróleo no sudoeste de Mato Grosso. In: Moreira, Amélia Alba Nogueira. Relevo. Geografia do Brasil. RJ: IBGE, v. 4, 1977.

VALVERDE, Orlando. Fundamentos Geográficos do Planejamento Rural do município de Corumbá. In: Innocêncio, Ney Rodrigues. Hidrografia. Geografia do Brasil. RJ; IBGE, v. I, 1989.

Downloads

Publicado

2011-12-01

Como Citar

Carvalho, C. G. de. (2011). Pantanal Mato-grossense: um caso de conflito ecológico. Revista Do Instituto Histórico E Geográfico De Mato Grosso, 1(68-69), 75–86. Recuperado de https://revistaihgmt.com.br/index.php/revistaihgmt/article/view/304

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)