A primeira crítica teatral no Brasil no contexto de uma Vila Colonial do Distante Oeste

Autores

  • Carlos Gomes de Carvalho

Palavras-chave:

Teatro, Crítica, Mato Grosso.

Resumo

A grande tradição do teatro em Mato Grosso, cujo marco inicial se coloca em 1729, com a trasladação à Cuiabá da imagem do Senhor do Bom Fim, e cujo ápice é certamente o ano de 1790, se projetou nos anos futuros. Carlos Moura escreve que “apesar da pobreza e do isolamento, Cuiabá manteve em pleno sertão a tradição cultural urbana que data de sua fundação. O espírito do Século XVIII marcou a história da cidade.” Outros acontecimentos marcariam a vida da cidade. Joaquim da Costa Sequeira, por exemplo, comenta as grandes festas realizadas em Cuiabá em 1809, por ocasião da restauração de Portugal, e alude a que “as outras capitanias visinhas não tinham chegado a tanto, contudo estes povos ainda não se davam por satisfeitos.

* Extrato de ensaio que faz parte do livro do autor, Panorama da Literatura e da Cultura em Mato Grosso. Cuiabá: Verdepantanal, 2004.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Gomes de Carvalho

Advogado, consultor jurídico ambiental, historiador, professor, poeta. Membro do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso, do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás, da Academia Mato-Grossense de Letras, do Instituto dos Advogados Brasileiros [RJ], da Academia Paulista de Letras Jurídicas, da Sociedade Brasileira de Direito Constitucional. É autor do Dicionário de Termos e Expressões de Mato Grosso, de Anatomia da Fala da Gente de Mato Grosso. Na área especificamente jusambiental publicou: Introdução ao Direito ambiental (4ª ed.), Legislação Ambiental Brasileira, 3 vols., (3ª ed.), Dicionário Jurídico do Ambiente, O Meio ambiente nos Tribunais – A evolução da jurisprudência brasileira: do direito de vizinhança para o direito ambiental. E ainda: A Natureza pede Socorro (3ª ed.).

Referências

ANTONIL, André João. (pseudônimo de Jodo António Andreoni). Cultura e Opuléncia do Brasil por suas Drogas e Minas. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1967.

CACCIGLIA, Mário. Pequena História do Teatro no Brasil. São Paulo: T.A.Queiroz / USP, 1986.

CARVALHO, Carlos Gomes de. Mato Grosso — Terra e Povo, vol. I, Cuiabá: Verdepantanal, 2001.

CARVALHO, Daniel de. A Formação Histórica das Minas Gerais, Os Cadernos de Cultura. MEC, s/d.

FLORENCE, Hercules. Viagem Fluvial do Tiéte ao Amazonas (1825 — 1829). São Paulo: Melhoramentos.

FREYRE, Gilberto. Sobrados e Mocambos. 1936.

FONSECA, João Severiano da. Viagem ao Redor do Brasil, 1875-1878.

FURTADO, Celso. Formação Econômica do Brasil, São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1974.

MENDONÇA, Estevão de. Datas Mato-Grossenses, vol. II. Cuiabá: edição do Governo do Estado de Mato Grosso, 1973.

MENDONÇA, Rubens de. História da Literatura Mato-grossense. Cuiabá, sem indicação de editora, 1970.

MOURA, Carlos Francisco. O Teatro em Mato Grosso no século XVIII. Belém: SUDAM, 1976.

MOUTINHO, Joaquim Ferreira. Notícia sobre a Província de Matto Grosso, seguida d'um Roteiro de Viagem da Sua Capital à S. Paulo. São Paulo, 1869.

PRADO JUNIOR, Caio. História Econômica do Brasil. São Paulo: Brasiliense, 1963.

SILVA, Paulo Pitaluga Costa e. Diogo de Toledo Lara Ordonhez — Salvamento de sua memória e obra. Cuiabá, sem indicação de editora,

SOUZA, J. Galante de. O Teatro no Brasil — Tomo I — Evolução do Teatro no Brasil. Rio de Janeiro: Instituto Nacional do Livro / MEC, 1960.

Downloads

Publicado

2004-12-01

Como Citar

Carvalho, C. G. de. (2004). A primeira crítica teatral no Brasil no contexto de uma Vila Colonial do Distante Oeste. Revista Do Instituto Histórico E Geográfico De Mato Grosso, 1(62), 91–132. Recuperado de https://revistaihgmt.com.br/index.php/revistaihgmt/article/view/355

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)