O cenário educacional de Mato Grosso no século XIX e a contribuição de Augusto Leverger

Autores

  • Elizabeth Madureira Siqueira

Palavras-chave:

Cenário Educacional, Augusto Leverger, Mato Grosso.

Resumo

O século XIX marcou indelevelmente a História da Educação brasileira, visto que foi nesse período cronológico estabelecido, pela primeira vez, um sistema educacional que tinha por base valores e sinais modernos, transladados do cenário europeu e reajustado à realidade do nascente Império independente do Brasil. Dentre esses signos podemos elencar a racionalidade, pressuposto básico para se atuar e transformar a realidade, base epistemológica advinda da transformação do pensamento teológico - que entendia as transformações sociais como determinadas pelos desígnios divinos - para o pensamento racional e científico, baseado na idéia de que cabia aos homens decidir e interferir na realidade através de ações testadas e experimentadas, que tinham por base a Ciência.

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Biografia do Autor

Elizabeth Madureira Siqueira

Doutora em Educação, Mestre em História, professora aposentada pela Universidade Federal de Mato Grosso e Curadora da Casa Barão de Melgaço.

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Publicado

2002-12-01

Como Citar

Siqueira, E. M. (2002). O cenário educacional de Mato Grosso no século XIX e a contribuição de Augusto Leverger. Revista Do Instituto Histórico E Geográfico De Mato Grosso, 1(60), 17–32. Recuperado de https://revistaihgmt.com.br/index.php/revistaihgmt/article/view/401

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