Espacialidades urbanas, imagens e práticas cotidianas em Cuiabá no período imperial
Palavras-chave:
Cuiabá, Período imperial, Práticas cotidianas.Resumo
Considerando as comemorações do bicentenário da Independência do Brasil, este artigo objetiva analisar a expressão territorial urbana de Cuiabá no período imperial, através da seleção de algumas espacialidades e práticas cotidianas, as quais permitem entender a complexidade da relação espaço-tempo na dinamização da paisagem urbana cuiabana. Para tanto, realizou-se um levantamento bibliográfico, documental e fotográfico em distintos períodos, mas com ênfase na análise da cidade no período imperial. Registra-se que este artigo é um convite para compreendermos que a cidade do passado, possibilita vislumbrar a cidade do presente, evidenciando, portanto, que a memória urbana é essencial para o entendimento do espaço geográfico de Cuiabá na contemporaneidade.
Downloads
Referências
ÁLBUM GRAPHICO do Estado de Matto-Grosso. Ayala & Simon, janeiro de 1914. Corumbá; Hamburgo, 1914.
BRANDÃO, Jesus da Silva. Cuiabá: desenvolvimento urbano e sócio econômico – 1825–1945. Cuiabá: Editora Livro Matogrossense, 1991.
COVEZZI, Marinete. Lembranças do Porto: um estudo sobre o trabalho e os trabalhadores do Porto de Cuiabá (1940-1970). Araraquara, 2000. 255p. Tese (Doutorado em Sociologia) – Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista.
FLORENCE, Hercules. Viagem fluvial do Tietê ao Amazonas: 1825 a 1829. Tradução de Visconde de Taunay. São Paulo: Cultrix, Ed. da Universidade de São Paulo, 1977.
FREIRE, Júlio De Lamônica. Por uma poética popular da arquitetura. Cuiabá: EdUFMT, 1997.
MAMIGONIAN, Armen. Inserção de Mato Grosso ao mercado nacional e a gênese de Corumbá. Geosul. n.1, ano 1, p. 39-58. Florianópolis: Ed. da UFSC, primeiro semestre de 1986.
MOREIRA, Mayara Laet. Campanhas contrárias às touradas cuiabanas: ressonâncias do projeto civilista e do movimento de modernização brasileiro na capital mato-grossense dos anos de 1920. Revista Tempo Amazônico. V. 6. n.1, 2018, p. 5-18.
PÓVOAS, Lenine C. Sobrados e casas senhoriais de Cuiabá. Cuiabá: Fundação Cultural de Mato Grosso, 1980.
PÓVOAS. Lenine C. Os italianos em Mato Grosso. São Paulo: Resenha Tributária, 1989.
REDE de memórias: 50 anos da implantação da energia elétrica em Mato Grosso. Cuiabá: AMISCIM/Carlini & CAniato Editorial, 2011.
RODRIGUES, Dunga. Reminiscências de Cuiabá. Goiânia: Editora Cinco de Março, 1969.
RODRIGUES, Firmo. Figuras e coisas de nossa terra. Cuiabá, 1969.
ROMANCINI, Sônia R. Paisagens de Cuiabá: uma abordagem geográfica. 2001. 307 f. Tese (Doutorado em Geografia). Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2001.
SILVA, Paulo Pitaluga C. In: SILVA, Paulo P. C.; FREITAS, Moacyr. Gravuras cuiabanas. Cuiabá: M.E. Cardoso, 1997.
SIQUEIRA, Elizabeth M., COSTA, Lourença A. CARVALHO, Cathia M. C. O processo histórico de Mato Grosso. Cuiabá: EdUFMT, 1990.
STEINEN, Karl Von Den. O Brasil Central: expedição em 1881 para a exploração do rio Xingu. Tradução de Catarina Baratz Cannabrava. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1942.