Os festejos do Senhor Divino Espírito Santo e São Benedito em Vila Bela da Santíssima Trindade-MT

Autores

  • Sônia Regina Romancini
  • Josiane Rosa da Silva
  • Maria Sobrinha Souza de Jesus
  • Patrícia Christan
  • Sibeli Ritter

Palavras-chave:

Tradição, Religião, Mato Grosso.

Resumo

O presente estudo teve como objeto central investigar o espaço sagrado e o espaço profano nos festejos do Divino Espírito Santo e São Benedito, em Vila Bela da Santíssima Trindade, no Estado de Mato Grosso. Destaca as manifestações do sagrado presente nas celebrações religiosas e identifica a maneira como é organizado e realizado o espaço profano (danças, comidas, bebidas) e verifica como está inserido no contexto da festa. A coleta de dados foi realizada durante o trabalho de campo da disciplina Geografia Humana do Brasil I, do curso de Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso, no período de 16 a 19 de julho do ano de 2005.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sônia Regina Romancini

Doutora em Geografia pela FCT/UNESP. Professora do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Integrante do Grupo de Pesquisas em Geografia Agrária e Conservação da Biodiversidade (GECA) e do Núcleo de Estudos em Espaço e Representações (NEER). Membro do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso.

Josiane Rosa da Silva

Graduada em Geografia pela UFMT.

Maria Sobrinha Souza de Jesus

Graduada em Geografia pela UFMT.

Patrícia Christan

Graduada em Geografia pela UFMT.

Sibeli Ritter

Graduada em Geografia pela UFMT.

Referências

BANDEIRA, Maria de Lurdes. Território negro em espaço branco. São Paulo: Brasiliense, 1988.

BOSSÉ, Mathias Le. As questões de identidade em geografia cultural - algumas concepções contemporâneas. In: CORREA, Roberto L.; ROSENDAHL, Zeny. (orgs). Paisagens, textos e identidade. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2004. 179 p. p. 157-179.

CASTELLS, Manuel. O poder da identidade. Tradução Klauss Brandini Gerhardt. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

FERREIRA, João Carlos Vicente. Mato Grosso e seus municípios. Cuiabá: Secretaria de Estado da Educação, 2001.

FURASTÉ, Pedro Augusto. Normas Técnicas para o Trabalho Científico. 13. ed. Porto Alegre: [s.ed.], 2004.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 2003.

MAIA, Carlos Eduardo S. Ensaio interpretativo da dimensão espacial das festas populares. In: ROSENDAHL Zeny; CORREA, Roberto L. Manifestações da cultura no espaço. Rio de Janeiro: EQUER], 1999, p. 191-218.

MATOS, Maria Aparecida de. O Congo: reminiscências africanas em Vila Bela da Santíssima Trindade. Monografia. Curso de Especialização em Semiótica da Cultura. Cuiabá, 1996.

OLIVEIRA, Flávia Ilíada Furtado Coelho de. Desterritorialização e virtude da cultura de Vila Bela da Santíssima Trindade. Monografia. Bacharelado em Comunicação Social. Cuiabá, 2004.

ROSENDAHL Zeny; CORRÊA, Roberto L. Manifestações da cultura no espaço. Rio de Janeiro: ERGUER), 1999. (Série Geografia Cultural)

ROSENDAHL, Zeni. Espaço e Religião: Uma Abordagem Geográfica. Rio de Janeiro: EQUERJ, 2002.

Downloads

Publicado

2005-12-01

Como Citar

Romancini, S. R., Silva, J. R. da, Jesus, M. S. S. de, Christan, P., & Ritter, S. (2005). Os festejos do Senhor Divino Espírito Santo e São Benedito em Vila Bela da Santíssima Trindade-MT. Revista Do Instituto Histórico E Geográfico De Mato Grosso, 1(63), 80–94. Recuperado de https://revistaihgmt.com.br/index.php/revistaihgmt/article/view/243

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>