Toponímias de Cuiabá: os logradouros do centro histórico

Autores

  • Marcelo Eduardo Pereira
  • Sônia Regina Romancini

Palavras-chave:

Cuiabá-MT, Logradouro, Origem, Toponímia.

Resumo

Em Cuiabá-MT, muitos acontecimentos do cotidiano davam e até hoje dão nomes a muitos logradouros. Atualmente, para escolher o nome de uma rua é necessário seguir os padrões do regimento interno da Câmara Municipal, a partir de estudos para regulamentar as identificações, que na maioria das vezes homenageia alguém que teve grandes feitos por alguma comunidade. Este trabalho tem como objetivo analisar as toponímias da área que compreende as avenidas Mato Grosso, Tenente Coronel Duarte, Getúlio Vargas, rua Barão de Melgaço e os logradouros que estão presentes dentro desta área, fornecendo informações para uma melhor compreensão da formação dos mesmos. Conclui-se que estudar os nomes dos logradouros da área delimitada contribui para um melhor entendimento sobre os mesmos e sobre a cidade de Cuiabá. Observa-se que as ruas, praças e avenidas que foram objetos de estudo deste trabalho possuem nomes de datas importantes, localidades e de pessoas que ajudaram a construir a história de Mato Grosso e do Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Eduardo Pereira

Bacharel em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso.

Sônia Regina Romancini

Docente do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso. Doutora em Geografia pela UNESP. Membro do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso.

Referências

ABREU, Maurício. A. de. Sobre a memória das cidades. Rio de Janeiro, RJ: Revista da Faculdade de Letras (UFRJ), Geografia I série, Vol. XIX, Porto, 1998.

ALBISETTI, César; VENTURELLI, Ângelo J. Enciclopédia Bororo. v. 1, 1962.

ANDRADE, Karylleila. S. dos.; BASTIANI, Carla.; PEREIRA, Carolina. M. R. B. Toponímia e Geografia: diálogos possíveis na teoria da interdisciplinaridade. Uberlândia, MG: Revista Caminhos de Geografia, 2018.

CLAVAL, Paul. A geografia cultural. Tradução de Luiz F. Pimenta e Margareth C. A. Pimenta. Florianópolis, SC: EdUFSC, 1999.

FERREIRA, João C. V.; SILVA, Pe. José M. Cidades de Mato Grosso: origem e significado de seus nomes. Cuiabá, MT: J. C. V. Ferreira, 1998.

GOUVEIA, Ana Paula T.; SOUSA, Alexandre M. de. Toponímia e memória: uma proposta de atividade para as aulas de Língua Portuguesa no Ensino Médio. Vol. 18, n. 3. Feira de Santana, BA: Revista A Cor das Letras – Revista Digital dos Programas de Pós-Graduação do Departamento de Letras e Artes da UEFS, 2017.

LEONOR, Naiara. Pinheiro e autoridades comemoram resgate da cuiabania e recuperação do Centro Histórico com entrega do Beco do Candeeiro. Cuiabá, MT. 2021. Disponível em: https://www.cuiaba.mt.gov.br/secretarias/cultura-esporte-e-lazer/pinheiro-e-autoridades-comemoram-resgate-da-cuiabania-e-recuperacao-do-centro-historico-com-entrega-do-beco-do-candeeiro-veja-as-fotos/24243> Acesso em: 24 maio 2021.

MENDONÇA, Estevão. Datas Matogrossenses. I volume. Cuiabá, MT. SEC – MT; Integrar; Defanti, 2012.

MENDONÇA, Rubens de. Ruas de Cuiabá - Igrejas e Sobrados... Cuiabá, MT, 1969.

MINAYO, Maria. C. S. de.(org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópoles, RJ: Vozes, 2001.

PEREIRA, Marcelo Eduardo. Toponímias de Cuiabá: os logradouros do centro histórico. 2021. Trabalho Final de Curso (Graduação em Geografia) – Universidade Federal de Mato Grosso, 2021.

REIS, Nestor Goulart. Imagens de vilas e cidades do Brasil Colonial. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo: Imprensa Oficial do Estado: Fapesp, 2000. (Uspiana – Brasil 500 Anos).

SCHNEIDER, Carlos. E. Logradouros cuiabanos. Conselho Estadual de Cultura. Fundo Estadual de Fomento à Cultura. SEC – MT, 2007.

SILVA, Gleilson. Angelo da. Vou à Rua: estudos sobre os logradouros do centro de Fortaleza através da Geografia e da Toponímia. 248 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Ciências, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Fortaleza, 2019.

SIQUEIRA, E. M.; COSTA, L. A.; CARVALHO, C. M. O processo histórico de Mato Grosso. Cuiabá, MT: EdUFMT, 1990.

TENUTA, José. A. Cuiabá da tchapa e da cruz: pó dexá, é só uma michidinha no baú da nossa história: all right? Cuiabá: Entrelinhas, 2015.

Downloads

Publicado

2023-12-04

Como Citar

Pereira, M. E., & Romancini, S. R. (2023). Toponímias de Cuiabá: os logradouros do centro histórico. Revista Do Instituto Histórico E Geográfico De Mato Grosso, 1(85), 225–251. Recuperado de https://revistaihgmt.com.br/index.php/revistaihgmt/article/view/704

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>