Percorrendo as Trilhas de Várzea Grande (MT) na obra de Ubaldo Monteiro

Autores

  • Sônia Regina Romancini
  • Gabriel de Miranda Soares Silva

Palavras-chave:

História, Várzea Grande, Mato Grosso.

Resumo

Os estudos sobre Várzea Grande encontram na obra de Ubaldo Monteiro importantes fontes de informações e reflexões sobre a dinâmica urbana e populacional da cidade que se tornaram obras clássicas para diferentes pesquisadores. Com o objetivo de evidenciar o olhar de Ubaldo Monteiro sobre Várzea Grande, o presente artigo se pauta nas obras No portal da Amazônia (s/d.) e Várzea Grande: Presente e passado e confrontos (1988), trazendo a lume as singularidades observadas na cidade, que contribuem para a compreensão dos processos urbanos que ocorrem na contemporaneidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sônia Regina Romancini

Professora Doutora do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Membro do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso. Integrante do Núcleo de Estudos em Espaço e Representações (NEER).

Gabriel de Miranda Soares Silva

Graduando em Geografia, Bacharelado pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Bolsista do programa PIBIC UFMT/CNPq.

Referências

MONTEIRO, Ubaldo. No portal da Amazônia: 1º século do município industrial de Várzea Grande. Goiânia: Rio Bonito, s/d.

MONTEIRO, Ubaldo.Várzea Grande: passado e presente, confrontos. 1867 – 1987. Cuiabá: Policromos, 1988.

Downloads

Publicado

2016-06-01

Como Citar

Romancini, S. R., & Silva, G. de M. S. (2016). Percorrendo as Trilhas de Várzea Grande (MT) na obra de Ubaldo Monteiro. Revista Do Instituto Histórico E Geográfico De Mato Grosso, 1(77), 131–148. Recuperado de https://revistaihgmt.com.br/index.php/revistaihgmt/article/view/235

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>