Patrimônio Histórico: um olhar para a Passagem da Conceição em Várzea Grande (MT)
Palavras-chave:
Várzea Grande, Passagem da Conceição, Patrimônio Histórico, Mato Grosso.Resumo
A proposta do presente artigo é investigar a importância do patrimônio histórico e cultural do distrito várzea-grandense que atravessa dois séculos de existência, a bucólica Passagem da Conceição. A pesquisa foi realizada através de levantamento bibliográfico, trabalho de campo, observação do ambiente, registros fotográficos e entrevistas com pessoas da comunidade. Com as reflexões realizadas, verificamos a importância da Passagem da Conceição para compor o quadro dos patrimônios históricos e culturais mato-grossenses. Na localidade, além de bens arquitetônicos, como a singela Igreja de Nossa Senhora da Conceição, há também peixarias e restaurantes que aproveitam da proximidade com o rio Cuiabá para atraírem turistas que saboreiam a culinária regional mato-grossense. Outro grande fator que agrega à Passagem da Conceição enquanto patrimônio histórico é sua população, que guarda com carinho na memória, simbolismos, práticas coletivas e celebrações, constituindo a identidade cultural da Passagem da Conceição.
Downloads
Referências
ABREU, Maurício de A. Sobre a memória das cidades. Território. Rio de Janeiro: LAGET, ano III, n.4, p. 4-26, jan./jun. 1998.
ASSIS, Doralice G. Conscientizar para preservar. Secretaria de Estado de Cultura. Coordenadoria de Preservação Cultural. Cuiabá: SEC, 1997.
BERQUE, Augustin. Paisagem-marca, Paisagem-matriz: Elementos da problemática para uma geografia cultural. In: CORRÊA, Roberto L.; ROSENDAHL, Zeny (Orgs.) Paisagem, tempo e cultura. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1998. p.84-91.
BOSSÉ, Mathias Le. As questões de identidade em geografia cultural – algumas concepções contemporâneas. In: CORRÊA, Roberto L.; ROSENDAHL, Zeny (Orgs.). Paisagens, textos e identidade. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2004. 179 p. p. 157-179.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2004.
CASTILHO, Elizethe Rosa. Patrimônio histórico: uma questão de identidade. Secretaria de Estado de Cultura. Coordenadoria de Preservação Cultural. Cuiabá: SEC, 1997.
CLAVAL Paul. O papel da nova geografia cultural na compreensão da ação humana. In: ROSENDAHL, Zeny; CORRÊA, Roberto Lobato (Orgs.). Matrizes da geografia cultural. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2001. p. 35-86.
CLAVAL, Paul. A geografia cultural. Tradução de Luiz F. Pimenta e Margareth C. A. Pimenta. Florianópolis: EdUFSC, 1999.
COMEMORAÇÃO dos 100 anos da Festa de Nossa Senhora Imaculada Conceição. Mário Zeferino Produções. [2010]
CORRÊA, Roberto L. A Geografia Cultural e o Urbano. In: CORRÊA, Roberto Lobato; ROSENDAHL, Zeny. Introdução à geografia cultural. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003. p. 167-186
FERREIRA, J. C. V. Mato Grosso e seus municípios. Cuiabá: Secretaria de Estado da Educação, 2001.
GARCÍA BALLESTEROS, Aurora (Coord.). Métodos y técnicas cualitativas en geografía social. Barcelona: oikos-tau, 1998.
IBGE. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/cidadesat/painel/painel.php?codmun=510840. Acesso em 22 fev. 2012.
IGREJA da Passagem da Conceição é revitalizada e será inaugurada quinta-feira. Disponível em: https://www.coisasdematogrosso.com.br/index.asp. Acesso em 02 mar. 2012.
MATO GROSSO. Disponível em: https://www.cultura.mt.gov.br/TNX/index.php?sid=224. Acesso em 15 mar. 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Sônia Regina Romancini, Edenilson Dutra de Moura
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.