Ramiro Noronha e o diário de suas expedições (1915-1928)
Palavras-chave:
Expedições, Ramiro Noronha, Acervo, Documentos, Mato Grosso.Resumo
Nas comemorações de 90º aniversário do IHGMT, destaca-se aqui o estoque informacional contido nos diários de campo de Ramiro Noronha, militar que integrou a Comissão de Linhas Telegráficas e Estratégicas de Mato Grosso ao Amazonas. Esse acervo constitui-se em um importante potencial de informação sobre a exploração do rio Culuene, a fundação do núcleo Bakairi e para os estudos da Carta de Mato Grosso e Regiões Circunvizinhas.
Downloads
Referências
BARROS, Edir Pina de. Os Kurâ-Bakairí : cosmologia, sistemas de classificação e alianças matrimoniais. In: BARROS, Edir Pina de (Org.). Modelos e processos : ensaios de etnologia indígena. Cuiabá : EdUFMT, 1998.
CARTA do Estado de Mato Grosso e Regiões Circunvizinhas, organizada e desenhada no Serviço de conclusão da Carta de Mato Grosso (Ministério da Guerra, Estado Maior do Exército), sob a direcção geral de S. Ex. o Snr. Gen. de Div. Candido Mariano da Silva Rondon e direcção gráfica executiva do Gen. Francisco Jaguaribe Gomes de Mattos de acôrdo com as circunstâncias e [...], 1952.
COSTA, Anna Maria Ribeiro F. M. Índios e acervos: uma viagem etnográfica. Revista do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso. Cuiabá, nº 64, 2006, p. 41-71.
LASMAR, Denise Portugal. O acervo imagético da Comissão Rondon no Museu do Índio. 1890-1938. Rio de Janeiro: Museu do Índio, 2008 (Publicações Avulsas do Museu do Índio, 3).
MINISTÉRIO DA AGRICULTURA. Conselho Nacional de Proteção aos Índios. Catálogo geral das publicações da Comissão Rondon e do Conselho Nacional de Proteção aos Índios. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1946, p. 14 (Publicação nº 96). A apresentação é de Cândido Mariano da Silva Rondon, "General Presidente do C.N.P.I."
NORONHA, Ramiro. I - Exploração e levantamento do Rio Culuene, principal formador do Rio Xingu; II - Reconhecimento de verificação ao divisor Arinos-Paranatinga; III - Fundação dum Posto de Proteção aos Índios: medição e demarcação de terras para os Bacairi. Ministério da Agricultura. Conselho Nacional de Proteção aos Índios. Rio de Janeiro: Departamento de Imprensa Nacional, 1952.
SIQUEIRA, Elizabeth Madureira (Coord.). Preservando o patrimônio cultural. A Casa Barão de Melgaço. Relatório Final. CNPq Projeto Norte. Rede Acervos e Coleções. Universidade Federal de Mato Grosso. Cuiabá, 2004.
SIQUEIRA, Elizabeth Madureira. A Casa Barão de Melgaço vista por dentro. Revista do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso. Cuiabá, nº 64, 2006, p. 73-96.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Anna Maria Ribeiro F. Moreira da Costa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.