NICE KUIOTO e a tradição da arte oleira bororo
Palavras-chave:
Tradição, Arte oleira, Bôroro, História de Mato Grosso.Resumo
A Sala de Estudo e Pesquisa da Cultura Indígena, que integra o complexo de salas temáticas da Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça, unidade Palácio da Instrução, apresentou no período de 17 a 24 de abril de 2006 a exposição intitulada Nice Kuioto e a tradição da arte oleira bororo. A temática da exposição teve como objetivo divulgar a tradição da arte oleira dos índios Bororo, resultado de uma proposta do artista plástico Frede Fogaça.
Downloads
Referências
ALBISETTI, César e VENTURELLI, Ângelo Jayme. Enciclopédia bororo. Volume I. Vocábulos e etnografia. Campo Grande: Escolas Profissionais Salesianas, 1962.
COLBACCHINI, Antonio. A tribo dos Boróros. Rio de Janeiro: Papelaria Americana, 1919.
COLBACCHINI, Antonio. À luz do Cruzeiro do Sul. Os Borôros-Orari do Planalto Oriental de Mato Grosso e a Missão Salesiana. Impressões. São Paulo: Escolas Profissionais Salesianas, 1939.
VIDAL, Lux; SILVA, Aracy Lopes da. O sistema de objetos nas sociedades indígenas: arte e cultura material. In: SILVA, Aracy Lopes da; GRUPIONI, Luís Donizete Benzi (Orgs.). A temática indígena na escola: novos subsídios para professores de 1º e 2º graus. Brasília: MEC/MARI/UNESCO, 1995, p. 369-402.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Anna Maria Ribeiro F. Moreira da Costa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.