À sombra de um Baobá: os Nambiquara, entre a oralidade e a escrita
Palavras-chave:
Conhecimento oral, Conhecimento escrito, Povos tradicionalmente ágrafos, Nambiquara do Cerrado, Mato Grosso.Resumo
Este artigo divulga os resultados de uma comunicação oral proferida na Conferência Internacional Information society and oral cultures: challenges and opportunities, ocorrida em Dakar, Senegal, África, em 2010. Os países convidados apresentaram proposições para possibilitar o preenchimento da lacuna entre conhecimento oral e conhecimento escrito existente entre povos tradicionalmente ágrafos. As respostas atentaram para ações políticosociais que possibilitassem um mundo mais justo e humanitário. A palestra que representou o Brasil durante a conferência, “Povo indígena Nambiquara, Mato Grosso, Brasil: entre a oralidade e a escrita”, versou sobre a inserção da escrita entre os grupos indígenas Nambiquara do Cerrado. A análise entendeu a inserção da escrita na sociedade Nambiquara como um forte fator de mudança cultural.
Downloads
Referências
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 7. ed. Tradução de Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1994. (Obras Escolhidas, I).
COSTA, Anna Maria Ribeiro F. M. O homem algodão: uma etno-história Nambiquara. Cuiabá: EdUFMT; Carlini & Caniato, 2009.
DELEUZE, Gilles. Conversações. Rio de Janeiro: Editora 34, 1992.
GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Tradução de Fanny Wrobel. Rio de Janeiro: Zahar, 1978 (Antropologia Social).
GUIMARÃES NETO, Regina Beatriz. Personagens e memórias. Territórios de ocupação recente na Amazônia. In: CHALHOUB, Sidney; NEVES, Margarida de Souza; PEREIRA, Leonardo Affonso de Miranda. História em cousas miúdas: capítulos de história social da crônica no Brasil. Campinas: Editora da UNICAMP, 2005.
MONTENEGRO. Antônio Torres. História, metodologia, memória. São Paulo: Contexto, 2010.
MELO NETO, João Cabral de. Agrestes. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.
PRICE, Paul David. Before the bulldozer: the Nambiquara indians & the World Bank. Washington, Seven Locks Press, 1989.
SAINT-EXUPÉRY, Antoine. O pequeno príncipe. Rio de Janeiro: Agir, 2000.
SISTO, Celso. O coração do baobá. In: Mãe África: mitos, lendas, fábulas e contos. São Paulo: Paulus, 2007, p. 136-140 (Lendas e contos).
VEYNE, Paul. Como se escreve a história. 4. ed. Brasília: UnB, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Anna Maria Ribeiro F. Moreira da Costa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.