À sombra de um Baobá: os Nambiquara, entre a oralidade e a escrita

Autores

  • Anna Maria Ribeiro F. Moreira da Costa

Palavras-chave:

Conhecimento oral, Conhecimento escrito, Povos tradicionalmente ágrafos, Nambiquara do Cerrado, Mato Grosso.

Resumo

Este artigo divulga os resultados de uma comunicação oral proferida na Conferência Internacional Information society and oral cultures: challenges and opportunities, ocorrida em Dakar, Senegal, África, em 2010. Os países convidados apresentaram proposições para possibilitar o preenchimento da lacuna entre conhecimento oral e conhecimento escrito existente entre povos tradicionalmente ágrafos. As respostas atentaram para ações políticosociais que possibilitassem um mundo mais justo e humanitário. A palestra que representou o Brasil durante a conferência, “Povo indígena Nambiquara, Mato Grosso, Brasil: entre a oralidade e a escrita”, versou sobre a inserção da escrita entre os grupos indígenas Nambiquara do Cerrado. A análise entendeu a inserção da escrita na sociedade Nambiquara como um forte fator de mudança cultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anna Maria Ribeiro F. Moreira da Costa

Doutora em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Pesquisadora da Fundação Nacional do Índio (Funai). Membra efetiva do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso (IHGMT). Professora do Univag Centro Universitário.

Referências

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 7. ed. Tradução de Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1994. (Obras Escolhidas, I).

COSTA, Anna Maria Ribeiro F. M. O homem algodão: uma etno-história Nambiquara. Cuiabá: EdUFMT; Carlini & Caniato, 2009.

DELEUZE, Gilles. Conversações. Rio de Janeiro: Editora 34, 1992.

GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Tradução de Fanny Wrobel. Rio de Janeiro: Zahar, 1978 (Antropologia Social).

GUIMARÃES NETO, Regina Beatriz. Personagens e memórias. Territórios de ocupação recente na Amazônia. In: CHALHOUB, Sidney; NEVES, Margarida de Souza; PEREIRA, Leonardo Affonso de Miranda. História em cousas miúdas: capítulos de história social da crônica no Brasil. Campinas: Editora da UNICAMP, 2005.

MONTENEGRO. Antônio Torres. História, metodologia, memória. São Paulo: Contexto, 2010.

MELO NETO, João Cabral de. Agrestes. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.

PRICE, Paul David. Before the bulldozer: the Nambiquara indians & the World Bank. Washington, Seven Locks Press, 1989.

SAINT-EXUPÉRY, Antoine. O pequeno príncipe. Rio de Janeiro: Agir, 2000.

SISTO, Celso. O coração do baobá. In: Mãe África: mitos, lendas, fábulas e contos. São Paulo: Paulus, 2007, p. 136-140 (Lendas e contos).

VEYNE, Paul. Como se escreve a história. 4. ed. Brasília: UnB, 1998.

Downloads

Publicado

2011-12-01

Como Citar

Costa, A. M. R. F. M. da. (2011). À sombra de um Baobá: os Nambiquara, entre a oralidade e a escrita. Revista Do Instituto Histórico E Geográfico De Mato Grosso, 1(68-69), 88–96. Recuperado de https://revistaihgmt.com.br/index.php/revistaihgmt/article/view/305

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)