Índios e acervos: uma viagem etnográfica

Autores

  • Anna Maria Ribeiro F. Moreira da Costa

Palavras-chave:

Acervo, Etnografia, Indígenas, Antropologia, Mato Grosso.

Resumo

O titulo deste artigo, Índios e acervos: uma viagem etnográfica, foi inspirado no seminário ocorrido entre os dias 15 e 16 de abril de 2002, no Cine Sesc-Arsenal, em Cuiabá, por ocasião das comemorações alusivas ao Dia do Índio. O evento, realizado
pela Fundação Nacional do Índio e Sesc-Arsenal, contou com o apoio do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso e reuniu representantes de instituições governamentais, não-governamentais e religiosas que possuem acervos documentais
(textual e iconogrifico) e etnográficos sobre a temática dos povos indígenas do Brasil, principalmente do Mato Grosso. O encontro surgiu da necessidade de propiciar uma maior divulgação da existência do conjunto documental de cada uma das instituições convidadas e facilitar o acesso ao estudioso interessado na documentação relativa à história indígena e do indigenismo.

Nesse sentido, em Índios e acervos: uma viagem etnográfica proponho-me a inventariar o conjunto documental referente ao segmento indígena e do indigenismo. Esse relatório final, produzido em CD-ROM no ano de 2004, apresenta os acervos e coleções da Casa Barão de Melgaço. Consiste no resultado de um projeto financiado pelo CNPq/Projeto Norte, Universidade Federal de Mato Grosso/Instituto de Educação. A documentação existente no Arquivo da Casa Barão de Melgaço referente ao
índio e ao indigenismo pode ser avaliada, em termos quantitativos e qualitativos, como sendo uma massa volumosa de peças documentais de grande preciosidade para interessados em pesquisar sobre a questão indígena e a história da formação da
fronteira Oeste do Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anna Maria Ribeiro F. Moreira da Costa

Pesquisadora da Fundação Nacional do Índio. Doutora em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Membra efetiva do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso.

Referências

ASSIS, Edvaldo de; NOGUEIRA, Margarida M. de Andrade (Orgs.). Inventário analítico: correspondência do 2° governador e capitão-general da Capitania de Mato Grosso. Universidade Federal de Mato Grosso. Vice-Reitoria/Coordenagio de Cultura, Núcleo de Documentação e Informação Historica Regional. Cuiabá.

BECK, Ingrid. Manual e conservação de documentos. Publicações técnicas. Ministério da Justiça. Rio de Janeiro : Arquivo Nacional, 1985.

CATÁLOGO de verbetes dos documentos manuscritos avulsos referentes à Capitania de Matto Grosso existentes no Arquivo Histórico Ultramarino. Lisboa. Fontes primárias para a História da Capitania de Matto Grosso. Campo Grande: Casa da Memória Arnaldo Estevão Figueiredo.

COQUEIRO, Sonia O. (Coord). Povos indígenas no sul da Bahia. Posto Indígena Caramuru-Paraguaçu (1910-1967). Rio de Janeiro: Museu do Índio, 2002 (Coleção Fragmentos da História do Indigenismo, 1).

CULTURA HOJE. Informativo da Cultura. Governo Federal. Ano 5, Nº 93, de 15 de setembro de 2000, p. 1.

FREIRE, José Ribamar Bessa Freire (Coord. e red.). Os índios em arquivos do Rio de Janeiro. Vol. II. Rio de Janeiro: Universidade do estado do Rio de Janeiro, Departamento de Extensão, 1996.

MONTEIRO, John Manuel (Org.). Guia de fontes para a história indígena e do indigenismo em arquivos brasileiros. Acervo das capitais. São Paulo: Núcleo de História Indígena e do Indigenismo. Universidade de São Paulo. Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, 1994.

MONTEIRO, Maria Elizabeth Bréa; BRASIL, Maria Irene. Listaghem dos nomes dos povos indígenas no Brasil. Boletim do Museu do Indio. Rio de Janeiro: Museu do Indio. Fundação Nacional do Indio, documentação nº 8, 1998.

NÚCLEO DE DOCUMENTAÇÃO E INFORMAÇÃO HISTÓRICA REGIONAL. Antonio Rolim de Moura: primeiro conde de Azambuja (Correspondências). Volume II, º 3. Cuiabá: Imprensa Universitária, Universidade Federal de Mato Grosso, 1993 (Coleção Documentos Ibéricos, Série Capitães-generais).

NÚCLEO DE DOCUMENTAÇÃO E INFORMAÇÃO HISTÓRICA REGIONAL. Antonio Rolim de Moura: correspondências. NUCLEO DE DOCUMENTAÇÃO E INFORMAÇÃO HISTÓRICA REGIONAL. V. IV. Cuiabá, s/d, datlografado (Coleção Documentos Ibéricos, Série Capitães-generais).

PERARO, Maria Adenir (Coord). A população urbana de Cuiabá em 1890. Cuiabá : EdUFMT, 2005.

PERARO, Maria Adenir (Coord). Memória da Igreja em Mato Grosso: o arquivo da Cúria Metropolitana de Cuiabá: catálogo de documentos. Cuiabá: Entrelinhas, 2002.

RANDAZZO, Vera (Coord). Catálogo de documentos históricos de Mato Grosso. Cuiabá: Fundação Cultural do Estado de Mato Grosso, 1977.

RONDINELLI, Rosely Curi. Inventário analítico do arquivo do SPI. Rio de Janeiro: Museu do Índio. Fundação Nacional do Índio/ Fundação Biblioteca Nacional, 1995.

RONDINELLI, Rosely Curi. Inventário analítico do arquivo permanente do Museu do Índio. Documentos Textuais 1950-1994. Rio de Janeiro: Museu do Índio. Fundação Nacional do Índio, 1997.

SANTIAGO, Mônica Cristina e RIBEIRO, Ana Maria T. L. Conservação de documentos. Papéis avulsos 11. Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa. Ministério da Cultura, 1994.

SIQUEIRA, Elizabeth Madureira. Preservando o patrimônio cultural: a Casa Barão de Melgaço. Relatório Final. CNPq/Projeto Norte. Universidade Federal de Mato Grosso/IE. Rede Acervos e Coleções, Cuiabá, agosto de 2004.

Downloads

Publicado

2006-12-01

Como Citar

Costa, A. M. R. F. M. da. (2006). Índios e acervos: uma viagem etnográfica. Revista Do Instituto Histórico E Geográfico De Mato Grosso, 1(64), 40–71. Recuperado de https://revistaihgmt.com.br/index.php/revistaihgmt/article/view/171

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)